“É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida

e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que

permitam um envelhecimento saudável e em condições de

dignidade”.

(Estatuto do Idoso – cap. I, artº 9º).

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A IGREJA E O IDOSO









INTRODUÇÃO

O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO É GRADUAL. DO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO, O INDIVÍDUO PASSA PELAS ETAPAS DE CONCEPÇÃO, DESENVOLVIMENTO, MATURIDADE, VELHICE E MORTE. SE ESSA TRAJETÓRIA INTERROMPIDA OU NÃO, O CICLO DE VIDA DO HOMEM VAI DO NASCIMENTO À MORTE.
ANTES DE ESTUDARMOS ALGUMAS QUESTÕES A RESPEITO DO IDOSO VAMOS RESPONDER QUEM É O IDOSO. SEGUNDO O DICIONÁRIO WIKIPÉDIA O IDOSO É UMA PESSOA CONSIDERADA DE 3ª IDADE.  A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE CLASSIFICA CRONOLOGICAMENTE COMO IDOSO, PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS DE IDADE EM PAÍSES DESENVOLVIDOS E COM MAIS DE 60 ANOS DE IDADE EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. AS PESSOAS IDOSAS TÊM HABILIDADES REGENERATIVAS LIMITADAS, MUDANÇAS FÍSICAS E EMOCIONAIS QUE EXPÕEM A PERIGO A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS, PODENDO LEVAR Á SÍNDROME DA FRAGILIDADE, CONJUNTO DE MANIFESTAÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DE UM IDOSO ONDE PODERÁ DESENVOLVER MUITAS DOENÇAS. O ESTUDO A RESPEITO DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO É CHAMADO DE GERONTOLOGIA, E O ESTUDO DAS DOENÇAS QUE AFETAM AS PESSOAS IDOSAS É CHAMADO DE GERIATRIA.
COMO PODEMOS OBSERVAR O IDOSO TEM ALGUMAS BARREIRAS. DESAFIOS QUE PRECISAM SER VENCIDOS E VAMOS TENTAR PONTUAR ALGUNS NESSA LIÇÃO.

I-                   VENCENDO OS DESAFIOS DA TERCEIRA IDADE
“OS DIAS DA NOSSA VIDA CHEGAM Á SETENTA ANOS, E SE ALGUNS, PELA SUA ROBUSTEZ, CHEGAM Á OITENTA ANOS, O ORGULHO DELES É CANSEIRA E ENFADO, POIS CEDO SE CORTA E VAMOS VOANDO.” (SALMO 90:10)
ESSE VERSÍCULO DO SALMO ACIMA, ESCRITO HÁ TRÊS MIL ANOS CONFIRMA QUE A VELHICE É ALGO DESAFIADOR DESDE TEMPOS REMOTOS, E AINDA O É MESMO COM TODO AVANÇO DA MEDICINA MODERNA, E SEMPRE SERÁ ASSIM, É ALGO QUE TODOS NÓS PRECISAMOS APRENDER A VENCER DA MANEIRA QUE PUDERMOS, ATÉ PORQUE ALGUNS ASPECTOS DESSA FASE CAUSAM CANSEIRA E ENFADO COMO DIZ O SALMISTA.
UM DOS MAIORES TEMORES DE PESSOAS NA TERCEIRA IDADE É O DA PERDA DA MEMÓRIA, DE FICAR SENIL, MAS SEGUNDO ESTUDOS DA CIÊNCIA COMPORTAMENTAL TODAS AS PESSOAS EM TODAS AS FASES DA VIDA SOFREM COM LAPSOS DE PERDA DA MEMÓRIA E AS ALTERAÇÕES NAS FUNÇÕES MENTAIS DAS PESSOAS IDOSAS NÃO ESTÃO RELACIONADAS Á DEMÊNCIA, EMBORA NESSA FASE DA VIDA SEJA COMUM ALGUMA PERDA DE MEMÓRIA A MAIORIA DAS PESSOAS NA TERCEIRA IDADE VIVE EM PLENO CONTROLE DA CAPACIDADE MENTAL, ESCREVE O DR. MICHAEL LEVY, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA COMPORTAMENTAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE STATEN ISLAND, NOVA YORK.
SEGUNDO O NEUROLOGISTA RICHARD RESTAK, “OS IDOSOS GERALMENTE SE LEMBRAM DAS COISAS TÃO BEM QUANTO OS MAIS NOVOS”. DE FATO, COM EDUCAÇÃO E TREINAMENTO ADEQUADOS, OS IDOSOS QUE TÊM UM CÉREBRO SAUDÁVEL CONTINUAM A APRENDER, A SE LEMBRAR DAS COISAS E ATÉ MESMO A MELHORAR HABILIDADES ESPECÍFICAS.
É IMPORTANTE CITAR QUE MUITOS PROFISSIONAIS MAL INFORMADOS DEFINEM CONFUSÃO MENTAL NOS IDOSOS COMO “DEMÊNCIA” E “SENILIDADE”, O QUE NÃO É VERDADE, POIS MUITAS OUTRAS SITUAÇÕES PODEM LEVAR UMA PESSOA Á CONFUSÃO MENTAL, TAIS COMO: DESNUTRIÇÃO, DESIDRATAÇÃO, DEPRESSÃO, ESTRESSE, DEFICIÊNCIA VITAMÍNICA, PROBLEMAS DE TIREÓIDE, ENTRE OUTRAS. ASSIM, “O APARECIMENTO REPENTINO DE UM ESTADO DE CONFUSÃO MENTAL”, ADVERTE O DR. LEVY, “NUNCA DEVE SER IGNORADO OU DESCONSIDERADO COMO SE FOSSE SENILIDADE IRREVERSÍVEL”. UM EXAME MÉDICO COMPLETO PODE AJUDAR A DETERMINAR A CAUSA DOS SINTOMAS.
A DEPRESSÃO É OUTRO FATOR QUE PRECISAMOS ESCLARECER. É SABIDO QUE NÃO É NENHUM DESCONHECIDO DO SER HUMANO ESSE ESTADO EMOCIONAL, O PRÓPRIO APÓSTOLO PAULO DISSE EM (I TESSALONICENSES 5:14) ROGAMO-VOS, TAMBÉM, IRMÃOS, A QUE ADMOESTEIS OS INSUBMISSOS, CONSOLEIS OS DESANIMADOS, AMPAREIS OS FRACOS E SEJAIS LONGÂNIMOS PARA COM TODOS”. INFELIZMENTE NOS IDOSOS A DEPRESSÃO NÃO É DIAGNOSTICADA OU É MAL DIAGNOSTICADA. POR CAUSA DE MUITAS IDÉIAS ERRÔNEAS A RESPEITO DA TERCEIRA IDADE MUITOS ACEITAM ESSE ESTADO MÓRBIDO COMO ALGO PROVENIENTE DA VELHICE, MAS NÃO É VERDADE. A DEPRESSÃO DOS IDOSOS NÃO FAZ PARTE DO PROCESSO NORMAL DE ENVELHECIMENTO, DIZ O LIVRO TREATING THE ELDERLY (COMO TRATAR OS IDOSOS). A DEPRESSÃO CLÍNICA PROLONGADA – DIFERENTE DA TRISTEZA OU DOS MOMENTOS DE MELANCOLIA, É UMA DOENÇA GRAVE E QUE NÃO DEVE SER IGNORADA. O DR. LEVY EXPLICA QUE A TRAGÉDIA DA DEPRESSÃO EM PACIENTES IDOSOS É QUE, “DE TODAS AS DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS, A MAIS FÁCIL DE TRATAR É TAMBÉM POTENCIALMENTE A MAIS FATAL”. “PERTO ESTÁ O SENHOR DOS QUE TÊM O CORAÇÃO QUEBRANTADO E SALVA OS DE ESPÍRITO OPRIMIDO.” (SALMO 34:18)

II-                A IGREJA QUE VALORIZA A TERCEIRA IDADE É UMA IGREJA COM A VISÃO DE DEUS

“NÃO ME REJEITES NA MINHA VELHICE; QUANDO ME FALTAREM ÁS FORÇAS, NÃO ME DESAMPARES.” (SALMO 71:9). ESSA FOI Á ORAÇÃO DO REI DAVI EM SUA VELHICE, HÁ TRÊS MIL ANOS E COMO ELE MUITOS NA TERCEIRA IDADE, EM PLENO SÉCULO 21 TEM ESSE MESMO SENTIMENTO. O TEMOR DE SEREM ENCARADOS COMO NÃO PRODUTIVOS. LIMITAÇÕES POR CAUSA DA SAÚDE FRACA FACILMENTE LEVAM A SENTIMENTOS DE INUTILIDADE, E A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA PODE DIMINUIR A AUTO-ESTIMA.
EM MUITAS SOCIEDADES, AINDA HOJE, O IDOSO É VALORIZADO, RECONHECIDO, ENFIM, SÃO ELES QUE TÊM A RESPONSABILIDADE DE TRANSMITIR O CONHECIMENTO A OUTRAS GERAÇÕES. O REI DAVI ESCREVEU NO (SALMO 71:18), “AGORA QUE ESTOU VELHO, E OS MEUS CABELOS FICARAM BRANCOS, NÃO ME ABANDONES, Ó DEUS! FICA COMIGO ENQUANTO ANUNCIO O TEU PODER E A TUA FORÇA A ESTE POVO E AOS SEUS DESCENDENTES”.
            COMO IGREJA A RESPONSABILIDADE É DE:
  • VALORIZAR
  • ESTIMAR
  • APRECIAR
  • ENVOLVER
  • ESCUTAR
  • RESPEITAR
  • AMAR OS NOSSOS IRMÃOS DA TERCEIRA IDADE, E PORQUE NÃO DIZER, MELHOR IDADE. A IGREJA AGINDO ASSIM ESTARÁ CUMPRINDO A VISÃO DE DEUS. O SENHOR MESMO DIZ AO SEU POVO, E ESSAS PALAVRAS PROVAM O GRANDE AMOR DE DEUS POR NÓS, E COMO ESTAMOS SEMPRE AMPARADOS E SENDO AMADOS POR UM DEUS MARAVILHOSO QUE NOS DIZ: E ATÉ A VELHICE EU SEREI O MESMO, E AINDA ATÉ AS CÃS EU VOS CARREGAREI; EU VOS FIZ, E EU VOS LEVAREI, E EU VOS TRAREI, E VOS LIVRAREI.” (ISAÍAS 46:4)

III-             A IMPORTÂNCIA DO IDOSO

VIMOS ATÉ AQUI A IMPORTÂNCIA QUE DEUS DÁ AOS NOSSOS IRMÃOS DA TERCEIRA IDADE, MAS COMO NÓS PODEMOS DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA QUE ELES POSSUEM DE FORMA EFETIVA. EIS ALGUMAS DICAS:

  • PRESERVANDO SUA DIGNIDADE - I TINÓTEO. 5:1 “NÃO REPREENDAS ASPERAMENTE OS ANCIÃOS, MAS ADMOESTA-OS COMO A PAIS; AOS MOÇOS COMO A IRMÃOS; AS MULHERES IDOSAS, COMO A MÃES, ÀS MOÇAS, COMO A IRMÃS, EM TODA A PUREZA.”
  • ESCUTANDO COM ATENÇÃOTIAGO 5:1 - PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, TODO O HOMEM SEJA PRONTO PARA OUVIR, TARDIO PARA FALAR, TARDIO PARA SE IRAR.
  • PERCEBA QUANDO É NECESSÁRIO DAR INCENTIVOPROVÉRBIOS 25:11”COMO MAÇÃS DE OURO EM SALVAS DE PRATA, ASSIM É A PALAVRA DITA A SEU TEMPO.”
  • INCLUA-OS EM SUAS ATIVIDADES – ROMANOS 12:13 “COMUNICAI COM OS SANTOS NAS SUAS NECESSIDADES, SEGUI A HOSPITALIDADE;”
  • SENDO LONGÂNIMO – COLOSSENSES 3:12 “REVESTI-VOS, POIS, COMO ELEITOS DE DEUS, SANTOS E AMADOS, DE ENTRANHAS DE MISERICÓRDIA, DE BENIGNIDADE, HUMILDADE, MANSIDÃO, LONGANIMIDADE;”


            É BOM CITAR ALGUMAS ÁREAS EM QUE OS IDOSOS SÃO PRESENÇA MARCANTE. SÃO RECONHECIDOS, RESPEITADOS, QUALIFICADOS E HONRADOS. POR EXEMPLO: ÁREA POLÍTICA; ARTÍSTICA; ECONÔMICA; MÉDICA, MUSICAL, ENFIM, E MUITO MAIS. SEM ESQUECER OS NOSSOS PRÓPRIOS IRMÃOS DA TERCEIRA IDADE QUE ESTÃO EM PLENO VAPOR NAS ATIVIDADES DA IGREJA, DIGA-SE DE PASSAGEM, FAZENDO TUDO COM MUITA QUALIDADE, DEDICAÇÃO E AMOR.
FICA A MENSAGEM DE DEUS PARA TODOS, QUE INEVITAVELMENTE ESTÁ CAMINHANDO NESSA DIREÇÃO, MAS QUE SOMENTE PELA GRAÇA DE DEUS CHEGARÁ A ESSA IDADE QUE PODE SER VIVIDA E MUITO BEM VIVIDA PARA A GLÓRIA DE DEUS.
 “DÊEM A DEVIDA HONRA E RESPEITO ÀS PESSOAS IDOSAS. TENHAM RESPEITOSO TEMOR DE DEUS. EU SOU O SENHOR!” (LV 19:32, BV).